quinta-feira, 7 de janeiro de 2016




O ARTILHEIRO ESQUECIDO.

Sua ilusão entra em campo no estádio vazio. Numa torcida de sonhos, aplaude talvez. O velho atleta recorda as jogadas felizes. Mata a saudade no peito driblando a emoção. Mas pela vida impedido parou e pra sempre o jogo acabou, suas pernas, cansadas correram pro nada e o time do tempo ganhou

Almir Cordeiro;

Os deuses do futebol levam muitos atletas ao caminho da gloria através de lances que ficaram marcados para sempre. São momentos inesquecíveis, gols antológicos, partidas inebriantes, conquistas memoráveis, placas, troféus, fizeram com que muitos atletas registrassem seus nomes na história do futebol nacional e internacional como Pelé, Garrincha, Gilda, Sergio Alves, Messi e muitos outros que escreveram seus nomes, e que o tempo não apagara das lembranças dos torcedores. Porém, existem aqueles que marcaram muitos gols e terminaram registrados apenas em velhas e amareladas folhas de jornais ou livros de registros esportivos.
Um exemplo destas injustiças do futebol aconteceu com o ex-atleta do Ferroviário Atlético Clube, Almir Cordeiro Filho, que foi o maior artilheiro do Brasil em uma só partida.  Almir, 59 anos, natural de Itapagé, filho de Almir Cordeiro e Gerarda Ribeiro Cordeiro. Irmãos Helder Cordeiro Jornalista, Carlos Alberto Cordeiro Coronel da PMC, Francisco de Assis Cordeiro Tenente Coronel, Maria Helena Cordeiro Assistente Social.
 Iniciou sua carreira de atleta aos 13 anos no bairro de Antonio Bezerra, jogando pela seleção do colégio São Francisco onde foi artilheiro do intercolegial com 25 gols na década 70. Pelo seu desempenho foi convidado para jogar no GRAB (Grêmio Recreativo de Antonio Bezerra), onde calçou pela primeira vez uma chuteira. Depois de várias partidas e gols marcados foi convidado pelo Ferroviário Atlético Clube para compor sub-14 (antigo dente de leite).
Almir foi campeão várias vezes pelas categorias de base do Ferroviário como artilheiro. Em marco de 1973 a saudosa “TV CEARA canal 2” realizou a primeira transmissão de jogos de futebol ao vivo, diretamente do Estádio Presidente Vargas, entre Ferroviário e Apollo, neste jogo histórico Almir marca 3 gols pelo Ferroviário que ganhou o jogo 3x1. No ano seguinte a Secretaria de Educação e Cultura do Ceará juntamente com a Rádio Dragão do Mar de Fortaleza, promove o concurso “ Craque na Escola e Craque na Bola” Almir foi condecorado com a Jangada de prata pelos seus desempenhos na escola e na bola.
Emoção e tristeza.
 Saindo das categorias de base, Almir destacou-se no Juvenil, hoje sub-20, campeão cearense de 75 e 76 até ingressar no time profissional. Um detalhe histórico, Almir Cordeiro foi o único craque cearense até hoje a marcar 7 gols em uma só partida, no jogo Ferroviário 8 x 0 Guaranis de Sobral em 05 de maio de 1976 no Castelão, perdendo a artilharia do Brasil apenas para Pelé que marcou 8 gols em uma única partida.
 Depois de disputar os campeonatos cearense de 1977 e 1978 pelo time profissional do Ferroviário, foi emprestado para o time do Jequié, interior da Bahia, onde disputou o campeonato baiano. Depois jogou em vários clubes do nordeste, entre eles: Vitoria da Conquista, Lagoinha, Bahia, Potiguar de Mossoró, Maranhão, Guarani de Sobral, Icasa de Juazeiro, Quixadá, por fim retorna ao Ferroviário onde encerrar a carreira de atleta. Almir nos revela que “ Nessa época eu já estava querendo parar de jogar futebol, estava com problema no joelho direito e também queria forma uma família e sentia muita saudade dos meus pais, daí achei melhor encerrar a carreira”. Ele disse ainda: foi muito injustiçado no futebol, pois ficou no esquecimento e desabafa “ Ninguém lembrar daquele que deu tantos títulos ao Ferroviário. Eu estou muito magoado com o time do Ferroviário, pois para entrar no estádio Elzir Cabral para assistir um jogo, tive que pagar. Não foi reconhecido. Eu gostaria de chega na sede e ver minha foto na galeria dos ex-atleta, mais isto não tem. ”
 O ex-atleta se emociona ao pisar no granado no estádio do Ferroviário depois de 31 anos. Ao lado da equipe da Revista Antonio Bezerra.Com, ele relembrar os seus momentos de glória “ só vocês me fariam entra no túnel do tempo e reviver as jogadas felizes neste gramado, ainda me lembro do último gol marcado aqui. ” Disse o ex-craque com lágrimas nos olhos. Almir jogou ao lado de grandes craques do futebol cearense entre eles, Erandir, Pedrinho, Paulo Tavares, Edmar, Candido, Grilo, Lucio Sabiá, Flavio e Válber grandes jogadores da época. Foi trenado por grandes treinadores como: Coca-Cola, Gilvan Dias, Décio Leal, William Pontes e Alencar.
Ele nos relembra dos grandes campeonatos realizado no estádio Antony Costa, entre times como Tigre Real, São Joaquim, Rio Branco, Grab, Internacional, Leão das Tintas entre outros.
Almir Cordeiro Filho encerrou sua carreira aos vinte e sete anos em 1983, deixando pra trás um passado de glória. Hoje, o ex-atleta, esquecido pelos deuses do futebol e Funcionário Público Municipal de Fortaleza, trabalha no Frotinho de Antonio Bezerra no Departamento de Traumatologia, atua também na área de eventos no Marinas Parque.

         VALENTIM SANTOS
         Professor,Historiador e Sociólogo.