segunda-feira, 22 de agosto de 2011


                                LEMBRANÇAS DE UM PASSADO VIVO.


            A história de Fortaleza não está somente nos livros e fotos, está nas ruas, prédios e monumentos. Passando pelas ruas de Fortaleza, deparamos com vários prédios antigos, abandonados e esquecidos, quem parar vai vê que eles têm um valor histórico, cultural e artístico notável.
Eles estão firmes, enfrentando o a indiferença das pessoas, mas , mesmo assim, permanecem como testemunha ocular de uma Fortaleza que, durante décadas tiveram importância na história social, política e econômica desta cidade.
Estação João Felipe. Praça Castro Carreira - Fortaleza.
 Hoje, eles permanecem vivos, contando a história da capital cearense. Não é possível, saber o futuro de uma cidade, mas se pode imaginar como foi no seu passado. Por exemplo, podemos imaginar como era o Palacete Carvalho Mota, Palacete Brasil, San Pedro Hotel, Palácio da Luz, Excelsior Hotel entre outros. São alguns dos prédios localizados no centro de Fortaleza, que, durante anos tiveram importância na história política social desta cidade.
Hoje, esses monumentos estão desativados. A maioria deles está com suas estruturas físicas danificadas.
Conhecendo o passado, pode-se descobrir que, constitui-se um crime contra o patrimônio público o que aconteceu com o prédio do Centro Artístico Cearense. Localizado na esquina da Av. Duque de Caxias com Av. Tristão Gonçalves, centro, fundado em 1904, e tombado pela Lei Municipal nº 63 de 18 de junho de 1988. Foi demolido na calada da noite, indo ao chão não somente um prédio qualquer, mas 107 anos de história, arte da música e cultura cearense.

Palacete do Pastro - Praça do Ferreira i Fortaleza.
 No futuro, o que vai restar do nosso passado patrimonial? Como vamos contar para os nossos filhos e netos a história patrimonial de nossa cidade?.
Registrando e tentando mostrar a dura realidade destes fatos mencionados, é que chamamos a atenção, antes que desapareçam das lembranças do passado. Pois através de fotos dos principais prédios e monumentos históricos de Fortaleza, ainda restam um passado nostálgico,  uns abandonados, outros recuperados, mas ambos cheios de história para serem vistos e admirados.
Palacete Comendador Ananias - Instituto do Ceará.
      
Muitos lutam contra as especulações imobiliárias, poluição e degradação ambiental. Mas, suas estruturas arquitetônicas estão se mantendo erguidas e imponentes. Representando orgulho e tradição, para seus proprietários. Para que exista o presente temos que conservar o passado.
Felizmente 20 monumentos não foram totalmente destruídos, estão conservados e tombados, entre eles: “TEATRO JOSE DE ALENCAR, (localizado na Praça José de Alencar); PALÁCIO DA LUZ (localizado na Praça General Tiburcio,); PALACETE DO BANCO FROTA GENTIL (Localizado na rua Floriano Peixoto); PALACETE SENADOR ALENCAR (Localizado na rua Senador Alencar); CASA DE JUVENAL GALENO (localizado na rua General Sampaio); PRÉDIO DOS BORIS (Localizado na rua Boris); PALACETE BRASIL ( localizado na rua General Bezerril); SOBRADO DO POSTOR (Localizado na rua Major Facundo); PALACETE DOS GENTIL (Localizado na av. 13 de maio, prédio da reitoria); e SOBRADO DO SENADOR FERNENDES VIERIA. (Localizado na rua Floriano Peixoto), entre outros. 

Escola: Jesus, Maria e José - Centro.   




                                                  
 Muitos se encontram em péssimo estado de conservação e já perderam até as características que os tornaram patrimônio histórico, como a antiga escola Jesus, Maria e José, localizada na rua Coronel Ferraz centro de Fortaleza. Esse prédio, que pertence á Arquidiocese de Fortaleza, foi tombado, mas nunca foi recuperado.  Além de outros que foram destruídos impiedosamente, entre eles, a casa de Rodolfo Teófilo, casa de Dom Helder Câmera, casa do Barão de Studart e Palácio do Plácido. Recentemente a Prefeitura de Fortaleza decretou o tombou da casa onde morou Frei Tito de Alencar, localizado na Rua Rodrigues Júnior.

Hotel do Norte. Praça dos Marteres -Centro.
E preciso chamar a atenção do poder público para o abandono em que se encontram alguns edifícios de grande valor histórico e cultural, que estão sendo destruídos por falta de conservação, porém, permanecem vivos, contando a história da capital cearense. 
                                     
Excelso Hotel - Centro.
PRESERVE ANTES QUE SEJAM COMPLETAMENTE DESTRUÍDOS E FIQUEM SOMENTE NAS FOTOS COMO LEMBRANÇAS.

Valentim Santos.
Professor, Historiador e Sociólogo