quinta-feira, 7 de julho de 2011

HISTÓRIA ABANDONADA. HOTEL DO NORD.




               
Hotel do Nortd.     -  Foto Valentim Santos
                   
 A história de Fortaleza não está somente nos livros e fotos, esta nos prédios e monumentos que são testemunha ocular de uma cidade que cresce rapidamente, mas que deixa vestígio do seu passado, sendo hoje aceito e admirado por todos.
 Vamos descrever a historiografia de um dos mais tradicionais hotéis de nossa cidade, o saudoso Hotel do Nord ou mais popularmente conhecido na década de 30 e 50 como Hotel do Norte. Ele este localizado no centro de Fortaleza. Situado no entorno da Praça do Passeio Público e tem como proprietário atual o IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil).
Tombado pelo patrimônio público estadual através do decreto lei nº 23.829/95 em 29 de setembro de 1995, é integrante do patrimônio histórico do Ceará. Sua edificação data do inicio do século XIX e pertencia ao Senhor Silvestre Randal. Inaugurado em 1895, tendo como proprietário o Francês Norberto Golignac, o hotel foi considerado uma das primeiras edificações hoteleira a cidade. Foi o primeiro hotel com serviços de locação de veículos para solenidades, o que naquela época era uma modernidade.

Foto Hotel do Nortd - 1890.
 
 
Em 19 de abril de 1895, foi fundada em suas dependências a Sociedade União Cearense formada pela alta sociedade local. Em 17 de março de 1897, alí passou a funcionar a agência dos Correios, que foi transferido do prédio da Assembléia Legislativa, onde funcionou até 1934, quando foi transferido para o prédio atual.
Em 1935, o prédio foi comprado pela “ THE CEARÁ TRAWAY LIGHT & CIA LTDA”, companhia Inglesa que explorava a energia e os bondes da cidade. “Essa empresa foi comprada no valor de 187 mil Libras Esterlinas pela Companhia Ferro Garril do Ceará” de propriedade do Coronel Tomé A. da Mota. Em 1948 o serviço de energia elétrica ficou a cargo do Governo Municipal através do Decreto Federal nº 25232/48, tendo a companhia passando a chama-se SERVILUZ (SERVIÇO DE LUZ E FORÇA DO MUNICIPIO DE FORTALEZA) que funcionava no mesmo prédio.
Em 12 de março de 1963, foi criada a CONEFOR (COMPANHIA NORDESTE DE ELETRIFICAÇÃO DE FORTALEZA). Continuando assim até 5 de junho de 1971 quando a CONEFOR foi transformada na COELCE ( COMPANHIA  DE ELETRIFICAÇÃO DO CEARÁ) funcionando no mesmo prédio ate 17 de abril de 1973  mudando-se para a Av. Barão de Studart, ficando o prédio abandonado por mais de 18 anos.
Em 11 de abril de 2001, o prédio desmorona parcialmente devido as fortes chuvas caídas intensamente na capital cearense. O referido prédio foi comprado recentemente pelo IAB, onde funciona sua nova sede, juntamente com o Memorial de Arquitetura do Ceará, e a sede da Orquestra Sinfônica do Ceará, além de promover eventos como a casa cor, etc.
O centenário prédio passará a ser de vital importância para a preservação e manutenção da nossa história. Este prédio que agora está totalmente recuperado guarda em suas históricas paredes um marco de referência histórica de uma cidade que crescia e tornava-se adulta. Preservar os prédios antigos de Fortaleza é preservar o nosso passado, resgatando a história do nosso povo.

   VALENTIM SANTOS
    Professor, Historiador e Sociólogo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário